Nossa história
A Igreja do Nazareno nasceu como fruto da união de denominações do Movimento Wesleyano de Santidade nos Estados Unidos, nas Assembleias Gerais de 1907 e 1908.
No período de 10 a 17 de outubro de 1907 reuniram-se em Chicago, delegados da Associação de Igrejas Pentecostais da América e da Igreja do Nazareno e houve a primeira fusão. Desta união, passou-se a adotar o nome Igreja Pentecostal do Nazareno.
Entre os dias 8 e 14 de outubro de 1908, foi realizada a segunda Assembleia Geral e, finalmente, a segunda fusão, desta vez com a Igreja de Cristo de Santidade.
Na Assembleia Geral de 1919, o nome da denominação foi mudado de Igreja Pentecostal do Nazareno para Igreja do Nazareno, em virtude de releituras aos conceitos teológicos que o termo “pentecostal” passou a adquirir.
Somos uma igreja apostólica – como parte do corpo de Cristo, acreditamos na fundação da Igreja pelo nosso Senhor Jesus no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os irmãos no cenáculo (At 2) e, por isso, seguimos os ensinos apostólicos da Igreja Primitiva (At 2:42).
Somos uma igreja protestante – professamos, com os reformadores, que a Escritura somente é nossa regra de fé e prática, que a salvação é somente pela graça mediante a fé, que Cristo somente é o único mediador entre Deus e os homens e que somente a Deus devemos dar toda a glória. Também ecoamos o entendimento protestante de que o sacerdócio é universal a todos os crentes.
Somos uma igreja arminiana – entendemos que a salvação é fruto da graça de Deus e nunca das obras humanas, compreendendo a mecânica da salvação como nosso irmão Jacó Armínio (1559-1609) ensinou e contribuiu na e para a história da Igreja.
Somos uma igreja wesleyana – somos fruto do avivamento wesleyano de santidade dos séculos XVIII e XIX, que sob a influência da pregação do ministro anglicano John Wesley (1703-1791), espalhou a doutrina do batismo com o Espírito Santo como uma segunda obra da graça, cujos efeitos são de uma inteira santificação.
Atualmente, a Igreja do Nazareno está em mais de 160 países e tem como missão o lema “fazer discípulos à semelhança de Cristo em todas as nações”.
Para saber mais sobre a nossa história, você pode ler o artigo COUTO, Vinicius. Breve história da Igreja do Nazareno: suas origens, heranças e chegada ao Brasil. Revista Caminhando v. 24, n. 2, p. 217-237, jul./dez. 2019. Disponível no link abaixo:
https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/view/9712/7082
Marcha em Pilot Point no dia 13 de Outubro de 1908, após a consolidação da união da Igreja de Cristo de Santidade com a Igreja Pentecostal do Nazareno
Nossos princípios
Colocamos Jesus Cristo no centro de tudo o que fazemos, buscando seguir seus ensinamentos e exemplo.
Relevante
Saudável
Cristocêntrica
Nos preocupamos com o bem-estar espiritual, emocional e físico de nossos membros, promovendo uma comunidade saudável e acolhedora.
Buscamos ser relevantes para a sociedade atual, abordando questões contemporâneas e oferecendo respostas baseadas na Palavra de Deus.
Nossa missão
Ser uma comunidade adoradora, que não divide a glória de Cristo com nada e nem ninguém, que ora incessantemente, que é apaixonada pelas Escrituras, que luta para viver em comunhão uns com os outros, que se esmera num viver santo, que se preocupa com o mundo ao redor e que deseja reconciliar a sociedade com Deus, consigo mesma, com o próximo e com a criação.
Nossa visão
Ser uma igreja cristocêntrica, saudável, relevante, engajada e transformadora, que se preocupa em glorificar a Deus, edificar o corpo de Cristo e alcançar os perdidos.
Nossos valores
Amor a Deus
Amor ao próximo
Conhecimento da Palavra de Deus
Santidade
Piedade
Comunhão
Compaixão
Discipulado
Missão integral